Logo 2beStudy
5 dicas para sobreviver a share accommodation

5 dicas para sobreviver a share accommodation

Escrito por Admin em 13 de janeiro de 2018

Durante o planejamento do intercâmbio, há uma etapa bem importante: a escolha da acomodação.

Uma das opções mais procuradas pelos intercambistas que vão estudar fora do país é a share house, ou seja, uma casa ou apartamento dividido entre vários estudantes.

Este tipo de acomodação é bastante comum na maioria dos países, e se torna uma alternativa barata para quem está estudando. Você pode dividir apartamento com duas, três, quatro ou até mais de 10 pessoas – tudo depende do tamanho do lugar, do número de quartos e das características da casa.

O grande barato de dividir um apartamento ou casa é ter contato com pessoas de diferentes nacionalidades. E mesmo que você compartilhe o espaço apenas com brasileiros, esse tipo de acomodação traz um certo aconchego – e você nunca vai sofrer de solidão!

Mas é claro que há algumas coisas chatas, em se tratando de share house. Nem sempre os apartamentos são limpos da forma como gostaríamos – e o número de moradores pode tornar a organização complicada. Além disso, estamos dividindo nosso espaço com completos desconhecidos – os flatmates (ou colegas de apartamento) – e a convivência é um desafio e tanto.

Por isso hoje preparamos dicas para você tirar de letra qualquer problema dentro de casa. Quer saber como sobreviver aos seus flatmates?

Organize um esquema para a limpeza.

Nem todo mundo é “limpinho” como você. Muitos estudantes estão morando fora da casa dos pais pela primeira vez na vida, e o máximo que sabem fazer é arrumar a própria cama (ou não). Mas não crie pânico. Faça uma agenda semanal de limpeza com as tarefas de cada morador: limpar o banheiro, limpar a cozinha, tirar o lixo, limpar a geladeira (sim, em algum momento isso deve ser feito!) e outras tarefas cotidianas. S

e o estudante responsável por aquela tarefa não a cumprir, ele deve pagar uma taxa (definida em conjunto) que vai para uma caixinha. No fim do mês aqueles que cumpriram suas tarefas direitinho podem dividir o dinheiro da caixinha, ou pedir uma pizza em conjunto (sem a participação daquele que falhou nas tarefas). Da próxima vez, ele vai pensar duas vezes antes de deixar o serviço mal feito, vocês não acham?

Estabeleça um limite para o barulho.

Sempre há aqueles flatmates que se excedem no barulho – seja à noite quando todos já estão querendo dormir, ou de manhã cedo, antes que todo mundo levante. É preciso, neste caso, estabelecer horários para o barulho – e um limite de som aceitável para música, TV ou mesmo para conversas.

Em conjunto, elejam um manager.

Como se fosse um gerente da casa, o manager fica responsável por supervisionar tudo, manter a ordem, conter o barulho e recolher o dinheiro de cada um na hora de pagar as contas. Geralmente, o manager é o integrante mais velho ou mais experiente da casa.

Defina um horário para pagar as contas da casa, na data correta.

Se todos souberem que até determinado horário devem estar com o dinheiro em mãos, fica mais fácil recolher o dinheiro do aluguel (que muitas vezes é semanal) e das demais contas compartilhadas. Se já há um manager, ótimo – é ele quem ficará responsável pela tarefa.

Divida a geladeira e a despensa de acordo com o número de moradores.

Quando há mais de três pessoas na casa, as prateleiras podem não ser suficientes para guardar comida. Se os flatmates preferem ter, individualmente, seus alimentos, é necessário dividir igualmente o espaço dentro da geladeira e dos armários. Há alimentos que podem ser comuns, como sal, óleo de cozinha, açúcar. Dessa forma, fica mais fácil para cada um fazer sua comida e evita desentendimentos “por comida”.

E então, gostou das nossas dicas? Se você está louco para fazer um intercâmbio e viver esta experiência, não perca tempo – faça já um orçamento rápido aqui e saiba quanto custará o seu intercâmbio!

 

Sobre o autor

Avatar

Admin

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá