10 dicas para tirar o máximo de proveito de seu intercâmbio

  • AustráliaLifestyleMorar no ExteriorTrabalhe e Estude
  • 19, novembro de 2017

Fechar as malas e conhecer um novo destino, vivenciando a cultura e aprendendo um novo idioma: esses são os principais objetivos de um intercâmbio, não é mesmo?

Então, para ajudar você a tornar essa experiência inesquecível, preparamos algumas dicas para tirar o máximo de proveito da sua viagem. Confira:

  1. Inicie os preparativos da viagem com seis meses a um ano de antecedência. Dessa forma você evita estresses desnecessários, aproveita melhores preços em passagens e tira todos os documentos necessários para o visto com tranquilidade.

    Faça o seu planejamento

  2. Ao chegar no destino, defina seu propósito. Pense se deseja aperfeiçoar o idioma para um exame de proficiência, para um curso universitário ou para fazer carreira no exterior. Isso ajuda a focar nas melhores escolhas durante o período do intercâmbio.
  3. Tente se comunicar com os moradores locais, sempre que tiver oportunidade. Esqueça a vergonha em casa e puxe conversa no ônibus, no trem, nos bares. Assim, você vai praticando o idioma e fazendo novos amigos, além de conhecer mais a cultura local. Ah, evite falar português ou qualquer outra língua que não seja a que você pretende estudar.

    Não fale Português.

  4. Explore os lugares da cidade, visite os pontos turísticos, aproveite para fazer passeios diferentes e até mesmo visitar bairros distantes. Converse com moradores locais sobre os lugares tradicionais da cidade, e sobre opções para compras, comida e souvenires. Aproveite as excursões da escola e todas as oportunidades para conhecer novos lugares.
  5. Economize. Defina um orçamento semanal ou mensal e não extrapole os gastos. Afinal, você está em um país distante, e é sempre necessário cautela com eventuais situações em que é preciso gastar um pouco mais.
  6. Enquanto você estiver fora, aproveite para assistir TV, ouvir programas de rádio, ler livros em inglês, escutar músicas e decorar as letras. Tudo isso serve para melhorar a escuta e a pronúncia da língua! Outra dica interessante é escrever um diário de atividades, em inglês, para treinar a escrita. Além de melhorar o idioma, um diário serve para registrar os momentos para o futuro, não é mesmo?
  7. Faça amigos de outras nacionalidades, experimente comidas diferentes, vá a locais que não frequentaria no Brasil: essas coisas são importantes para vivenciar novas formas de encarar a vida, sair da zona de conforto e conhecer novas realidades.

    Fazer amizades: não economize! Faça muitos amigos e pratique o inglês!

  8. Com a experiência de morar fora, acredite, você vai pegar o gosto pelas viagens! Portanto, aproveite para conhecer os países vizinhos durante as férias da escola. A Ásia, por exemplo, fica muito próxima da Austrália, e pode ser uma oportunidade única de conhecer o continente enquanto estiver fazendo intercâmbio ou ao fim do período de estudos. Os valores das passagens geralmente são acessíveis!
  9. Experimente conviver com nativos: morando em casa de família ou trabalhando em uma companhia tipicamente australiana. Essa dica é importante para você conhecer todos os hábitos e costumes deste povo tão acolhedor.
  10. Conheça todas as possibilidades para estender o seu visto, se o seu desejo é continuar morando no país. Consulte-nos e conheça as principais formas se matricular em um curso técnico, preparatório para exames de proficiência ou faculdade. Há muitas opções para renovar o visto de estudante!

Ficou curioso para saber mais sobre a Austrália e como funcionam os nossos programas de intercâmbio? Preencha o formulário e solicite um orçamento rápido!

Tags:
aprender inglesAustráliaestudaringlesintercâmbiotrabalhar
2beStudy
sobre o autor

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá