Logo 2beStudy
Vai dirigir na Austrália? Veja nossas dicas!

Vai dirigir na Austrália? Veja nossas dicas!

Escrito por 2beStudy em 8 de março de 2018

Você já tinha pensado em dirigir na mão inglesa? Para muitos é missão impossível, já para algumas pessoas é rapidinho se acostumar! A Austrália é um dos países onde os carros possuem essa característica. Pois enquanto você estiver fazendo seu intercâmbio por lá, saiba que é possível usar a sua carteira nacional de habilitação (CNH) brasileira, acompanhada de uma tradução juramentada em inglês e de seu passaporte, para dirigir em território australiano.

Para fazer a tradução juramentada de sua CNH, basta solicitar o serviço para qualquer profissional credenciado na NAATI – National Accreditation Authority for Translators and Interpreters, que é o órgão responsável por validar as traduções de documentos para a língua inglesa na Austrália, na Nova Zelândia e em todos os países da Commonwealth.

Sua carteira poderá ser usada em todo o período de seu intercâmbio, desde que esteja dentro da data de validade. A idade mínima para dirigir no país varia de estado para estado: em Victoria, é permitido dirigir a partir dos 18 anos, em Northern Territory, a partir de 16 anos e 6 meses, e em todos os outros estados (incluindo a capital Camberra), a idade mínima para dirigir é de 17 anos.

Como alugar um carro na Austrália

Para alugar um carro, é preciso:

  • Ter no mínimo 21 anos de idade (variando conforme a categoria do veículo)
  • Ter carteira de habilitação há pelo menos um ano
  • Apresentar a CNH e o passaporte
  • Cartão de crédito válido

Há muitas locadoras de veículos na Austrália, e você pode inclusive pegar o carro em uma cidade e devolver em outra – em uma operação chamada one way.

Você pode também alugar uma campervan ou motorhome na Austrália! Não há nada mais charmoso do que fazer uma viagem com um veículo desses. Os motorhome são muito populares no país e podem acomodar até 6 pessoas em uma viagem. É possível dirigir um deles com a carteira de motorista padrão, desde que você tenha no mínimo 21 anos de idade, tenha habilitação há pelo menos um ano, apresente a CNH e o passaporte, além de ter um cartão de crédito válido.

Pedágios na Austrália

O sistema de pedágio na Austrália é eletrônico, e se você estiver desprevenido pode passar por um deles sem nem perceber! A cobrança pode ser emitida eletronicamente, pelo número do cartão de crédito. Mas é aconselhável que o carro possua o e-tag, um dispositivo instalado no veículo que mapeia sua localização e apita quando você passa por um pedágio na estrada. Assim não haverá surpresa.

Emergências

O número de emergência na Austrália é o 000, para qualquer tipo de ocorrência, danos ou acidentes de carro. Você pode ligar do seu celular, mesmo que não haja saldo pela sua operadora.

Limites de velocidade

Na Austrália, o limite máximo de velocidade em zonas urbanas é de 60 km/h, e em rodovias e autoestradas de 100 a 110 km/h, salvo exceções sinalizadas por placas. O uso do cinto de segurança é obrigatório em todas as situações, e não é permitido o uso de celular no trânsito. E atenção também com as leis rigorosas sobre o uso de álcool combinado à direção: na Austrália, caso seja flagrado dirigindo alcoolizado (com nível de 0,05% no sangue), você será severamente penalizado.

Postos de combustível

Uma boa notícia: o combustível na Austrália é muito mais barato se compararmos com os valores do Brasil. Mas os preços variam conforme a região e os dias da semana, e podem ser mais altos em áreas afastadas do centro das cidades. Os horários de funcionamento dos postos também dependem da sua localização.

Como tirar a carteira de motorista na Austrália

No caso de você aplicar para o visto de residência no país, é necessário tirar a carteira de motorista australiana. E saiba que o processo não é muito fácil: você deve fazer um teste escrito e prático, e passar por pelo menos quatro estágios. Cada estado australiano tem uma legislação específica, mas em todas as regiões você cumprirá as seguintes etapas:

  • Teste escrito
  • Teste prático
  • Depois de passar nos testes, você ganha a permissão para dirigir, chamada de Learner, com duração de um ano, em que você só poderá conduzir um veículo se estiver acompanhado de um motorista com carteira de habilitação permanente.
  • O próximo passo é pegar a carta P1, que permite que você dirija sozinho para seus compromissos particulares, como trabalho, escola e consultas médicas, mas com limitações: a velocidade máxima permitida é diferenciada e você pode levar até 4 pontos de penalidade.
  • Depois de 12 meses com o P1, o motorista pega a carta P2, que permite uma velocidade maior e 7 pontos de penalidade – tudo isso por mais 12 meses.
  • Ao fim de 24 meses, aí sim você estará apto a conquistar a Full License. E para passar de um estágio para o outro, há sempre testes práticos e teóricos específicos.

Mas se você já tem uma carteira de habilitação brasileira com mais de três anos, no estado de New South Wales, você pode aplicar para a full license sem precisar passar por todos os estágios, apenas fazendo um teste teórico e outro prático.

Outras dicas

Ao alugar ou comprar um carro na Austrália, caso seja sua primeira vez dirigindo na mão inglesa, dê preferência para os carros automáticos. É mais fácil para dirigir e ir acostumando o cérebro a pensar que é preciso se manter à esquerda. Além disso, você não corre o risco de se enganar ao tentar fazer as marchas, pois brasileiros tem a tendência de usar sempre a mão direita para essa função. É preciso um certo tempo para se acostumar, mas não é um bicho de sete cabeças! Treine bastante antes de dirigir na estrada!

Gostou das dicas? Se você quer estudar na Austrália, é simples: basta preencher o formulário abaixo e solicitar um orçamento rápido!

 

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá