Logo 2beStudy
Aprenda na prática como se tornar um gerente no Canadá

Aprenda na prática como se tornar um gerente no Canadá

Escrito por 2beStudy em 4 de dezembro de 2018

Se você pretende ir longe no mercado de trabalho no Canadá ou montar sua própria empresa, terá que se preparar para se tornar um gerente em algum momento de sua carreira.

Para isso, não basta ser bom apenas no lado técnico do seu trabalho: você precisa desenvolver um conjunto totalmente novo de habilidades. Aqui estão algumas dicas para você ser efetivado em seu estágio – até chegar ao cargo de gerente em sua área de trabalho. Acompanhe:

Seja assertivo

Conseguir uma posição como gerente significa que você terá mais autoridade sobre pessoas e projetos. Quando você é novo numa posição de liderança, isso pode ser assustador: você vai ter que assumir responsabilidades pelo trabalho de outras pessoas. Portanto, ainda durante o estágio, esteja preparado para isso.

Se você tem problemas em dar ordens a outras pessoas, é hora de aprender a delegar. Muitas pessoas, ao serem promovidas a um cargo de gerente, se tornam excessivamente controladores e exigentes para garantir que tudo seja feito de acordo com seus padrões.

Nenhuma das abordagens é útil: a primeira impedirá que você cresça profissionalmente porque está evitando desafios, e a segunda fará com que os outros o considerem uma pessoa difícil de trabalhar. Busque o equilíbrio: mostre aos seus superiores que você é assertivo, sabe delegar tarefas e ainda assim é uma pessoa agradável no ambiente de trabalho. Esse é o segredo da boa liderança

Habilidades interpessoais

É uma das coisas mais importantes em um cargo de liderança. Significa simplesmente manter boas relações de trabalho com os que estão acima e abaixo de você.

Quando você se tornar gerente, você terá que conhecer cada pessoa e descobrir o que funciona para elas. Algumas pessoas fazem seu melhor trabalho quando recebem parâmetros rígidos e metas detalhadas; outros terão melhor desempenho quando forem deixados à própria criatividade. Caberá a você descobrir quem se beneficia com essas diferentes abordagens.

Para tanto, desenvolva habilidades interpessoais enquanto você ainda é um estagiário. Isso criará confiança e ajudará você a garantir uma equipe eficiente quando for promovido ao cargo de gerente.

Trabalho em equipe

Depois de ser efetivado, embora leve algum tempo para se acostumar, você terá que aprender a confiar em outras pessoas com os trabalhos do dia-a-dia que você não tem mais tempo para fazer.

Isso não significa não prestar atenção alguma – você deve verificar primeiro o trabalho deles para ter certeza de que eles ainda estão cumprindo seus padrões – mas, quando estiver satisfeito em saber o que estão fazendo, deixe-os seguir em frente. Permita que sua equipe cresça junto com você.

Aprenda a lidar com os desafios

O fato de ser um estrangeiro em uma empresa fora de seu país de origem já é um desafio e tanto. Você terá de se adaptar aos costumes locais, entender os hábitos de trabalho e a cultura empresarial no Canadá.

Além disso, talvez o maior desafio seja mesmo o idioma. Nem sempre você dominará 100% a língua e as expressões específicas de sua área de atuação. Aí entra a força de vontade para encarar os desafios: estude, esteja aberto para aprender com os erros, tenha metas audaciosas em relação à sua nova carreira. Só dessa forma, e estando em constante atualização, é que você conseguirá destaque.

Por último, e não menos importante: peça ajuda quando necessário. Não é possível saber tudo, inserido em uma nova realidade totalmente diferente da brasileira. Portanto, não tenha receio de pedir dicas aos colegas e superiores canadenses, e também à comunidade brasileira que está há mais tempo vivendo no país.

Quais empresas canadenses dão chance aos estudantes internacionais?

O Canadá é um país conhecido por oferecer oportunidades a estrangeiros, desde que os mesmos tenham permissão de trabalho. Áreas como Tecnologia da Informação, Engenharias e Administração geralmente ofertam vagas para estágio.

É necessário ter inglês nível intermediário/avançado para estar apto a concorrer a uma vaga. As experiências acadêmicas e profissionais anteriores também são requisitos importantes para garantir oportunidades de estágio. Um currículo bem elaborado e uma cover letter podem determinar a sua colocação no mercado.

Quase todas as empresas que oferecem estágio no Canadá tem potencial para efetivar os candidatos. Confira algumas áreas que dão chance para estudantes internacionais:

Marketing

Administração

Turismo e Hotelaria

Tecnologia da Informação

Contabilidade

Engenharia

 

Quer saber mais detalhes sobre os nossos programas de estágio no Canadá?

Envie um email para: contato@2bestudy.com.br

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá