Logo 2beStudy
A Páscoa pelo mundo: conheça a tradição em 10 países

A Páscoa pelo mundo: conheça a tradição em 10 países

Escrito por 2beStudy em 30 de março de 2018

A Páscoa pelo mundo: conheça a tradição em 10 países

Você sabia que o famoso coelhinho da Páscoa não aparece na Austrália? E que em muitos países, os ovos nem sempre são de chocolate? As tradições de Páscoa pelo mundo afora são bastante diferentes entre si.

Sendo uma data comemorada pelos cristãos – celebrando a ressurreição de Jesus Cristo – a Páscoa é uma tradição religiosa comemorada em muitos países. Mas cada cultura tem características próprias nesta época do ano.

Em muitos lugares, os ovos aparecem como símbolo de fertilidade. Para os judeus, por exemplo, a Páscoa representa a fuga do povo judaico do Egito – e os ovos significavam fertilidade para aquele país. Na Alemanha, na Áustria e na Suíça, a tradição é pintar as cascas dos ovos e pendurá-las em árvores. Os ovos de galinha, cozidos, fazem parte da tradição americana e bulgária. Já no Brasil, são os ovos de chocolate os presentes de páscoa mais tradicionais.

O coelho nem sempre representa a Páscoa: na França, por exemplo, o símbolo é o peixe, chamado de Poisson d’Avril (peixe de abril). Se você está fazendo intercâmbio, fique atento aos costumes e tradições de 10 lugares – para celebrar a Páscoa com conhecimento das diferentes simbologias. Confira:

Canadá

No Canadá, todas as crianças saem à caça dos ovos no domingo de Páscoa. Eles podem estar escondidos dentro de casa, nas ruas e até na vizinhança. A brincadeira pode envolver as crianças do bairro todo! Nos supermercados, quase não há ovos grandes de chocolate: são ovinhos pequenos, em embalagens com uma pequena quantidade. Quem reina absoluto é o coelho de chocolate, presente nas lojas em diversos tamanhos.

Austrália

Esse país tem uma tradição curiosa: não é o coelho da Páscoa quem “traz os ovos” e sim o Bilby, um marsupial australiano em risco de extinção. Isso porque, na Austrália, coelhos já foram considerados uma praga, e por isso foi realizada uma campanha no país, e passaram a usar o Bilby como símbolo da Páscoa.

Estados Unidos

Assim como no Canadá, a caça aos ovos é tradição entre as famílias nos Estados Unidos. Ovos de chocolate ou ovos de galinha cozidos e pintados são escondidos pela casa, pelo jardim e pelas ruas, e assim as crianças saem à caça deles no dia de Páscoa. Às vezes, o evento acontece em uma praça pública e envolve todos os moradores da cidade.

Inglaterra

A Páscoa é celebrada de diferentes formas na terra da Rainha Elizabeth. As crianças também são incentivadas a descobrirem os ovinhos no quintal e nos parques, e há o costume das famílias se presentearem com ovos de chocolate. Em Londres, a capital do Reino Unido, as lojas de chocolate organizam eventos para o público, com shows e atrações diversas.

Outra atividade curiosa é que a Rainha distribui moedas ao público em frente da Abadia de Westminster em Londres. E não podemos esquecer de citar uma das tradições mais conhecidas na Inglaterra: o bolo de páscoa, feito com frutas secas e 11 bolas de marzipã no topo – representando os apóstolos de Jesus, menos Judas.

Irlanda

Na Irlanda, acontece a mesma tradição da Inglaterra: o bolo de Páscoa é símbolo dessa época desde a Idade Média. Da mesma forma, é feito com frutas secas e 11 bolas de marzipã no topo – representando os apóstolos de Jesus, exceto Judas.

África do Sul

Na África do Sul, o pintinho é mais popular do que o coelho na Páscoa. Na sexta-feira santa, é comum as famílias viajarem juntas para a praia. A tradição é comer um pãozinho doce chamado hot cross bun.

México

O país é religioso e mantém a tradição de não comer carne em todas as sextas-feiras da quaresma. A celebração da Páscoa no México inclui a encenação da Paixão de Cristo para a população. No domingo de Páscoa, a comunidade cria bonecos representando Judas – o apóstolo traidor – e os massacram em praça pública. Porém, em alguns lugares, o boneco de Judas é um jarro com doces, e as crianças são quem espancam o símbolo.

Portugal

A Páscoa em Portugal é comemorada com grande importância. Por ser um país extremamente católico, Portugal mantém tradições especiais para a data. A casa dos portugueses é limpa e organizada para o grande dia, e a boa gastronomia está presente durante toda a celebração. Sempre que possível, os párocos fazem visitas aos moradores da cidade, abençoando os lares e levando até suas casas a imagem de Cristo crucificado.

Espanha

As celebrações na Espanha acontecem durante toda a Semana Santa. A data marca a chegada dos dias quentes, e as famílias costumam viajar juntas no feriadão. O coelho da páscoa quase não é cultuado como símbolo, tampouco os ovos de chocolate. Mas a tradição religiosa é forte: há muitas procissões organizadas pelas cidades espanholas.

Na culinária, a tradição se mantém há anos: as famílias se reúnem para saborear uma colomba com chocolate quente cremoso, e doces como rabanada e Osso de Santo – em determinadas regiões. Tal como no Brasil, as pessoas espancam ou queimam um boneco representando Judas, no Sábado de Aleluia.

Ilha de Malta

Por ser também um país religioso, Malta tem procissões nas ruas durante toda a semana santa. A celebração da Páscoa é intensa, e as ilhas do país são cheias de igrejas – são mais de 365 entre Malta e Gozo.

Na capital Valletta, há uma procissão tradicional conhecida por id-Duluri. As igrejas ficam abertas para a celebração da ressurreição de Cristo, e as famílias se reúnem para partilhar presentes. O doce tradicional desse período é o figolli, que substitui os conhecidos ovos de chocolate.

E então, gostou das curiosidades sobre a Páscoa em diferentes países? Aproveite a data para conhecer mais sobre a cultura do país no qual você está vivendo e estudando. Feliz Páscoa a todos!

 

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá