Logo 2beStudy
Estude o Ensino Médio no exterior

Estude o Ensino Médio no exterior

Escrito por 2beStudy em 2 de julho de 2018

Quem nunca se imaginou estudando naquelas escolas americanas dos filmes? Aquelas que têm líderes de torcida, os bailes de formatura e estudantes do mundo inteiro. Se você é essa pessoa, encontramos o programa perfeito para você!

O high school é a oportunidade de fazer um semestre ou ano letivo do colégio no exterior. Durante esse período, o estudante irá morar com uma família local ou até dentro da própria escola, irá estudar com outros estudantes de colégio de sua cidade e ter as mesmas matérias que tem aqui no Brasil, podendo utilizá-las depois para continuar o colégio aqui sem perder o ano.

Quem pode ir?

Adolescentes entre 14 e 18 anos que tenham vontade de conhecer outros países e conhecer outra cultura. As regras variam de país para país e de escola para escola, mas em geral é necessário ter inglês intermediário e ter boas notas na escola.

Onde fazer este programa?

Os EUA é o país mais conhecido para esse programa, por ter melhor custo x benefício e também maior variedade de escolas e tipos de programas oferecidos. Além disso, é o único país onde o programa é subsidiado pelo governo e conta com leis e regulamentações específicas. Outros países também com tradição no programa são Canadá, Irlanda, Inglaterra e Austrália.

Quanto custa?

Os valores podem variar muito, mas em geral o valor fica igual ou até inferior a um colégio bom aqui no Brasil. Além disso, o estudante irá aprender uma nova língua e poderá também praticar esportes ou atividades artísticas durante o intercâmbio.

Dicas gerais

Em geral, recomendamos pelo menos 4 meses de preparo para o programa, mas quanto antes a matrícula for feita melhor, para termos tempo de organizar todo o processo com calma e o estudante ter maiores opções.

O High School nos Estados Unidos

Nos EUA o ano letivo tem início em setembro, mas os estudantes internacionais podem iniciar o programa tanto em janeiro quanto setembro. Para poder participar, os estudantes precisam ter entre 14 e 18 anos, não podendo completar 19 anos durante o intercâmbio. É possível viajar depois de formado aqui no Brasil, mas são poucas escolas que aceitam. Este é o país que mais oferece opções de high school. Isso porque o programa é regulamentado pelo governo e muito incentivado, sendo assim, existem várias modalidades do programa.

  • High school público (com visto de estudante) – A diferença deste programa em relação ao anterior é que o estudante escolhe para onde vai e pode também dar sugestões de escolas de acordo com a sua preferência. A família também deixa de ser voluntária, então existem mais obrigações por parte deles. A vantagem é que o estudante tem mais opções de escolha e menos exigências para poder aplicar para o programa. Além disso, o visto é de estudante, então é possível que ele fique lá por mais de um ano, contanto que mude para uma escola particular ao término do primeiro ano. A desvantagem é que o custo é um pouco maior e o estudante ainda assim irá estudar em uma escola pública, ou seja, o sistema de ensino é padronizado e não há matérias especiais.
  • High school público (com visto de intercâmbio) – Este é o programa mais comum e mais conhecido. O foco principal desse programa é a experiência e troca de culturas. É também o que tem melhor relação custo x benefício, pois é subsidiado pelo governo e as famílias hospedeiras são voluntárias. A vantagem desse programa é o investimento menor e a possibilidade de conhecer regiões um pouco mais remotas dos EUA, tendo um contato mais próximo com a cultura. A desvantagem é que o estudante não pode escolher para onde vai, nem a família nem a escola, e existem mais requisitos para que se possa participar, incluindo notas boas na escola, nível intermediário-alto de inglês e não ter alergias. O visto de intercâmbio não pode ser renovado, então o período máximo desse programa é de 1 ano.
  • High school privado – Este programa é o que dá maior liberdade de escolha para o estudante. O estudante, juntamente com seus pais, poderá escolher tudo, desde a escola até a família, em alguns casos, e poderá focar em suas necessidades. Este programa é indicado para aquele estudante com objetivos mais específicos, como praticar um esporte ou ingressar depois em uma universidade americana. Neste programa existe a possibilidade também de ir para um colégio interno.

Tire do papel esse sonho de estudar em uma escola americana e peça um orçamento para o consultor da 2Be Study!

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá