Logo 2beStudy
Estados Unidos: como tirar o visto de estudante

Estados Unidos: como tirar o visto de estudante

Escrito por 2beStudy em 7 de abril de 2018

Você já sonhou em estudar fora do Brasil? Imagine morar um tempo em um dos destinos mais procurados do mundo: os Estados Unidos! Legal, né? Para isso, você precisa passar por alguns processos… Fazer intercâmbio ou estudar em uma universidade americana exige um visto específico: o visto de estudante. É ele quem vai permitir que você fique por um tempo morando no país, para estudar. Vamos saber mais sobre isso?

O visto de estudante dos Estados Unidos pode ser de vários tipos. Os mais importantes são:

Visto F-1 – para cursos universitários ou cursos de inglês em escolas ou faculdades credenciadas.

Visto J-1 – para programas de intercâmbio educacional ou cultural.

Visto M-1 – para programas profissionalizantes.

Documentação necessária para o visto de estudante nos Estados Unidos:

  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses, e no mínimo duas páginas em branco (e passaporte anterior com vistos americanos – válidos ou expirados).
  • Formulário DS-160 preenchido.
  • Comprovante de pagamento da taxa de visto americano.
  • Comprovante de conclusão dos estudos no Brasil.
  • Carta original do empregador comprovando vínculos ou licença (caso trabalhe).
  • Carteira profissional.
  • Caso seja menor de idade, autorização para menor de idade viajando desacompanhado, com firma reconhecida das assinaturas dos pais.
  • Formulário I-20 – documento emitido pela instituição de ensino nos Estados Unidos – preenchido e assinado.

O visto de estudante dos Estados Unidos deve ser tirado com até 120 dias de antecedência do início das aulas.

Tem a duração de 4 anos, e a documentação é fornecida pela instituição de ensino que você se matriculou. O formulário I-20 é enviado até 4 semanas após a matrícula, e é um dos documentos mais importantes, pois você precisa dele no dia da entrevista.

O próximo passo é fazer um registro no SEVIS (Sistema de Informações sobre Estudantes e Participantes de Intercâmbio). Além disso, você precisa preencher o formulário DS-160, que é online, com todas as informações colocadas no SEVIS.

Depois de reunir a documentação, é preciso agendar uma entrevista no consulado americano. Todas as instruções de como marcar a entrevista e as informações sobre o processo de solicitação do visto de estudante estão na página da Embaixada dos Estados Unidos. No site, você também encontra as informações sobre o pagamento da taxa do visto.

No dia da entrevista, apresente-se formalmente, com roupas apropriadas – como se estivesse comparecendo a uma entrevista de emprego. A primeira impressão é muito importante, já que o agente consular terá pouco tempo para conversar com você. Responda os questionamentos de forma rápida e completa. O agente consular quer entender suas motivações para estudar em outro país, portanto esteja preparado para explicar seus objetivos educacionais e profissionais de forma concisa. Você pode solicitar um intérprete.

Para obter o visto de estudante dos Estados Unidos, também é necessário comprovar a capacidade financeira.

Nesse momento, devem ser apresentados todos os documentos que provem a renda da família, do empregador ou da instituição patrocinadora dos estudos. Durante o processo de solicitação do visto, e na entrevista, você deve ainda deixar explícita sua intenção de voltar ao Brasil, tão logo acabe o período de estudos.

E se o visto for negado? Nesse caso, você poderá pedir uma revisão da decisão. Em grande parte dos casos, é preciso acrescentar documentos ao processo e encaminhar o pedido novamente.

Se você tem dúvidas sobre o visto de estudante dos Estados Unidos e quer saber mais informações sobre intercâmbio no país, entre em contato conosco!

 

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

2 respostas para esse artigo

  1. Muito bom curso obrigado

  2. Essa matéria me ajudou muito mesmo e suas informações foras bem claras e por isso valeu demais. Quero voltar aqui e pesquisar mais seus conteudos. Agradeço muito.

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá