Logo 2beStudy
Novo Irish Residence Permit (IRP): entenda as mudanças no GNIB

Novo Irish Residence Permit (IRP): entenda as mudanças no GNIB

Escrito por 2beStudy em 3 de janeiro de 2018

Para quem vive na Irlanda, uma notícia importante: o atual cartão de residência de imigração, da Agência Nacional de Imigração de Garda (conhecido como cartão GNIB) está sendo eliminado e substituído pelo cartão de Permissão de Residência Irlandesa ou Irish Residence Permit (IRP). O novo cartão não confere novos direitos, é simplesmente um redesenho do cartão GNIB. Fique atento às mudanças:

Detalhes do cartão IRP

O cartão IRP apresenta um novo design, baseado nas regras de layout e cor da União Europeia. Além disso, tem informações adicionais, como uma breve descrição da sua permissão de imigração, e novos recursos, incluindo segurança robusta e proteção de identidade. O IRP tem ainda microchip com uma cópia da foto do titular, impressões digitais e detalhes pessoais.

Aplicações

Os estrangeiros podem candidatar-se a cartões IRP quando solicitaram cartões GNIB: pessoalmente, em Burgh Quay, para residentes de Dublin e em escritórios de imigração regionais, se morando fora de Dublin.

Os residentes de Dublin receberão seu cartão IRP por correio dentro de cinco a 10 dias úteis após a sua nomeação. O cartão não será emitido no local, como foi o caso dos cartões GNIB. Os residentes de fora de Dublin receberão uma data e um horário para retornar ao escritório de registro local para coletar seu cartão IRP, como no caso anterior.

Taxas

Não há alteração na taxa de registro governamental – um cartão IRP custa EUR 300 por pessoa, toda vez que o cartão é emitido ou renovado.

Impacto da mudança

Todos os cartões GNIB existentes permanecem válidos, e não há necessidade de solicitar um cartão IRP, a menos que o cartão GNIB precise ser renovado. O Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração não entrará em contato com o cartão IRP, a menos que seja necessário renovar o cartão GNIB existente, ou se for o primeiro registro.

Os titulares do cartão IRP ainda precisam atualizar o INIS caso haja qualquer alteração nos detalhes ou circunstâncias pessoais.

Da mesma forma que o cartão GNIB, o cartão IRP não é um cartão de identidade: é um certificado de registro, e simplesmente confirma que o titular está registrado na imigração na Irlanda, e possui a permissão de imigração.

Este cartão é válido apenas para a Irlanda e não confere quaisquer direitos de entrada, residência ou trabalho em qualquer outro país da União Europeia. Continuam sendo exigidos os vistos de reentrada para voltar à Irlanda, pois o cartão também não é considerado é um documento de entrada.

Se você tiver alguma dúvida sobre o novo cartão, entre em contato com a 2be Study pelo e-mail contato@2bestudy.com.br.

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá