Logo 2beStudy
7 coisas que mudam para sempre depois do seu intercâmbio

7 coisas que mudam para sempre depois do seu intercâmbio

  • Lifestyle
  • 04, Maio de 2018

Ao olhar para trás, depois de colocar a vida em uma mala e deixar o país, você percebe que nada mais será como antes. Porque quando você transforma sua vida em uma jornada cheia de incertezas, você cresce de maneiras inesperadas. E isso é o intercâmbio! Você enfrenta novos desafios, conhece partes de você que não sabia que existiam. Faz novos amigos, conhece novas culturas, amplia seus horizontes.

Através de um intercâmbio, você vai sentir saudades de casa… mas vai criar memórias que ficarão para sempre em seu coração. Se você já morou fora do país ou está se preparando para esta longa jornada, veja agora as 7 coisas que mudam para sempre depois do seu intercâmbio:

  • 1) Você nunca esquece esse período de sua vida. Quando alguém lhe pergunta sobre sua nova vida, você não tem as palavras certas para transmitir tudo o que está vivenciando. No entanto, mais tarde, no meio de uma conversa aleatória, algo o lembra “aquela época em que”… As lembranças voltam constantemente, e você jamais esquece tudo que viveu em outro país.
  • 2) De repente, você se transforma em uma pessoa livre. A liberdade parece diferente depois que você volta de seu intercâmbio. Pois agora você sabe que o mundo é muito maior do que a nossa vista alcança. Agora que você desistiu de todo o conforto e viu que tudo funciona a milhares de quilômetros de distância de casa, você se sente capaz de qualquer coisa!
  • 3) Você aprende uma nova língua. Agora, você já pode se considerar poliglota! Isso mesmo: você aprendeu um novo idioma e várias portas começam a se abrir. Quando você interage diariamente com uma língua estrangeira, você vai absorvendo as referências, as expressões e peculiaridades da linguagem. Lembre-se que, no Brasil, ainda não são todas as pessoas que conseguem pagar por um curso de idiomas, infelizmente. E isso dá a você um diferencial no mercado de trabalho e na vida pessoal.
  • 4) Você se conhece melhor. O autoconhecimento é mais um dos ganhos que um intercâmbio proporciona. Quando você mergulha em uma cultura diferente e em uma sociedade diferente, começa a ter uma noção de quem você é. Você aprende que você não é o centro do universo. Passa a ser mais humilde e a reconhecer que nem sempre as coisas são como pensamos. Você descobre que algumas coisas realmente acredita, enquanto outras são apenas uma herança cultural da sociedade na qual você cresceu.
  • 5) Você descobre um novo hobby: viajar. Um intercâmbio só contribui para a lista interminável de lugares para conhecer no mundo. Sim, depois que você viaja pela primeira vez, não quer mais parar. Viajar se torna um vício!
  • 6) Você aprende a pedir ajuda. Quando você mora no exterior, e quando o idioma ainda é uma barreira, a tarefa mais simples pode se tornar um grande desafio. Burocracias, abertura de conta no banco, a compra de um chip para o celular, o ponto de ônibus certo… tudo fica mais complicado quando não estamos em nosso país de origem. E, ao fazer um intercâmbio, haverão alguns momentos de aflição. Mas logo você descobre que pode – sim – contar com a ajuda das pessoas. Sejam elas conhecidas, desconhecidas, amigos que acabou de conhecer – sempre haverá alguém para ajudar você. E então você descobre que pedir ajuda não é apenas inevitável, mas também um hábito muito natural.
  • 7) Você coloca sua casa em uma mala. Quando você muda de país, tem que levar uma (ou, se tiver sorte com sua companhia aérea, duas) mala de 23 quilos. É preciso fazer caber – literalmente – toda sua vida dentro de um espaço pequeno. Por alguns meses, sua mala será sua casa. A boa notícia é que tudo pode ser substituído por novos itens. E para onde quer que você viaje, você vai acabar estocando novas roupas, novos livros, novas canecas. E então chegará o dia em que de repente você se sentirá em casa em sua nova cidade. Como já disse algum viajante por aí: lar é onde o coração está!

As coisas mudam para sempre depois de um intercâmbio. É como se você estivesse olhando pela janela do carro – tudo se move muito devagar lá atrás, à distância, enquanto na sua frente a vida passa a toda velocidade. Por um lado, você recebe notícias de aniversários no Brasil que você perdeu, pessoas que se mudaram sem você ter a chance de dizer tchau, celebrações que você não pode participar. Por outro lado, na sua nova vida, em um novo país, você conhece lugares lindos, faz novos amigos, aprende a se comunicar em outro idioma, vivencia uma nova cultura, adquire novos hábitos. E tudo muda pra sempre.

Você já fez intercâmbio? Tem algo a acrescentar a essa lista? Envie-nos um comentário e conte-nos sobre sua experiência!

Tags:
2beStudyintercâmbiolifestylemudar sua vida
2beStudy
sobre o autor

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá