Logo 2beStudy
Como ingressar no mercado de trabalho no exterior

Como ingressar no mercado de trabalho no exterior

Escrito por 2beStudy em 9 de janeiro de 2019

Trabalhar em outro país, em vez de apenas visitar ou estudar, permite que você realmente abrace todos os aspectos da cultura local. É uma experiência enriquecedora em todos os aspectos. E o mais importante: seu currículo nunca mais será o mesmo!

O mercado de trabalho no exterior pode dar a você a chance de formar relacionamentos duradouros, ver como o resto do mundo funciona e aprender coisas que você normalmente não faria em seu próprio país.

Mas atenção: você apenas poderá trabalhar se tiver um visto que permita isso. Certifique-se de todas as regras de trabalho para estudantes estrangeiros no seu destino.

Com o visto ok, chegou a hora de saber como ingressar no mercado de trabalho no exterior. Fique de olho nessas dicas:

Turbine seu currículo
Seu currículo deve estar impecável na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Um bom currículo deve ser sucinto e objetivo, com apenas uma página, não conter erros gramaticais e ter em destaque todas as suas qualificações profissionais. Seja honesto quanto à sua proficiência na língua!

Faça pesquisas
Com o currículo em mãos, faça uma lista de suas empresas-alvo. Comece procurando empresas e organizações que ofereçam vagam em seu campo de atuação. Sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente para fazer perguntas sobre oportunidades de emprego, e se o seu perfil se encaixa em uma posição em aberto.

Você também pode encontrar oportunidades nos sites de emprego do país onde você está morando.

Faça Networking
Networking é a palavra-chave para encontrar um emprego em todas as situações. Hoje em dia, a rede é feita à moda antiga – por meio do boca a boca, de amigos e colegas de aula – e também online. O LinkedIn é um lugar fantástico para começar a interação.

Crie um perfil de destaque nas redes sociais

Uma vez que seu nome, foto e detalhes estejam online, você nunca sabe quem irá encontrá-lo. Mas não se limite a sentar e esperar – seja proativo. Peça às pessoas que contratam em nome de possíveis empresas no exterior para se conectarem. Olhe as listas de empregos todos os dias com base em suas preferências. Além disso, junte-se a grupos no LinkedIn, bem como no Facebook, para pessoas em sua profissão, além de outros interesses.

Encontre uma vaga
A primeira e provavelmente mais difícil tarefa de se candidatar a empregos no exterior é, na verdade, encontrar uma posição para a qual você possa se candidatar. Mas há empregos por aí, você só precisa saber onde procurar. Então, ao encontrar uma vaga que se enquadra para seu perfil, envie currículo imediatamente.

Prepare-se para fazer entrevistas
Cada empresa tem seu próprio recrutador e estilo de entrevista. Tenha em mente que a maneira como você expressa suas opiniões, emoções e experiências estará sujeita a interpretação, com base no país no qual você está se comunicando. Falar uma língua diferente nem sempre é o único obstáculo.

Palavras e entonações que aparecem com entusiasmo em um escritório de Nova York podem ser consideradas agressivas em um escritório em Londres, por exemplo. Então, prepare-se de maneira completa.

Veja se é necessário validar o seu diploma

Em outro país, pode ser necessário fazer a validação do seu diploma de graduação. Verifique se isso é necessário e como pode ser feito.

Diferenças culturais

Ao trabalhar no exterior, você terá que lidar com uma cultura diferente. Portanto, fique atento à carga horária, aos atrasos, ao ambiente corporativo, e até mesmo ao vestuário. Assim como no Brasil, cada empresa tem suas peculiaridades, mas tenha conhecimento das leis trabalhistas do país em que você está morando. Assim, todos os lados saem ganhando!

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá