Logo 2beStudy
10 coisas que você precisa saber antes de mudar de país

10 coisas que você precisa saber antes de mudar de país

Escrito por 2beStudy em 27 de dezembro de 2018

Mudar de país é um sonho para muitos brasileiros. E uma das formas mais comuns de viver no exterior é participar de um programa de estudos. Assim, é possível ter uma experiência internacional antes de tomar a decisão de mudar definitivamente.

Por isso, hoje vamos compartilhar com você algumas providências a tomar para fazer essa mudança. Afinal, se você vai morar no exterior pela primeira vez, a transição deve ser o mais suave possível, não é mesmo?

Viver no exterior é uma mudança total no estilo de vida. Você terá novos vizinhos, nova comida, costumes e tradições diferentes, outros tipos de burocracia. É um processo que exige várias etapas e até mesmo alguns sacrifícios. Para evitar estresse, listamos 10 coisas que você precisa saber antes de mudar de país:

Escolha o país que mais tem a ver com seus interesses pessoais

Há muitas coisas a considerar antes de escolher o destino e mudar de país. Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é não pesquisar a respeito dos detalhes importantes do local. Clima, cultura, custo de vida… Uma coisa é visitar o lugar como turista – outra é morar.

Tenha um visto que permita viver legalmente no país

Conheça os requisitos do seu visto para o novo país de residência. Há programas de estudos que permitem trabalho, e há outros que não. Alguns vistos prevêem um tempo de permanência maior do que outros. Informe-se e fique atento a todas as regras.

Elimine as barreiras da língua

Viver no exterior sem o conhecimento do idioma não é impossível, mas é difícil. Conhecer pelo menos o básico é importante para fazer relações e resolver burocracias.

Se você não souber falar a língua, considere participar de um programa de estudos do idioma – mesmo que esteja embarcando para fazer uma graduação no exterior.

Tenha uma reserva financeira

Para mudar de país, é preciso ter uma reserva financeira. Você terá gastos com moradia, alimentação, transporte, telefone celular e outras despesas.

Garanta uma boa reserva dinheiro, não só para o orçamento básico mensal, mas também para qualquer emergência no exterior (mesmo que seus pais enviem dinheiro mensalmente).

Providencie a documentação brasileira para levar

Além do passaporte e do visto para viver no exterior, você precisa organizar uma pasta com seus principais documentos:

  • Carteira de identidade
  • Carteira de motorista ou carteira de habilitação internacional
  • Título de eleitor e CPF
  • Seus diplomas (alguns países pedem que sejam feitas traduções juramentadas)
  • Histórico escolar

Providencie também comprovantes financeiros que provem seus meios de subsistência no exterior.

Tenha um seguro viagem

Ao mudar de país, você precisa ter um seguro saúde internacional. Converse conosco para saber qual o tipo de seguro para cada destino. Jamais viaje sem ele!

Decida sua acomodação

É hora de definir como você pretende se hospedar no país. Casa de família, apartamento compartilhado com outras pessoas ou um imóvel alugado por conta própria? A acomodação é importante para sua qualidade de vida, portanto avalie detalhes como localização e estado de conservação do imóvel.

Se preferir, fique o primeiro mês em um hotel, hostel ou AirBnb para procurar com calma a sua moradia de longo prazo.

Faça planos iniciais para seus primeiros dias no exterior

Pesquise sobre quais documentos serão necessários tirar no seu destino, e estabeleça um prazo inicial para resolver todas as burocracias no novo endereço.

Conheça seus direitos e deveres no novo país

Saiba quais serão os requisitos fiscais e impostos, conheça as leis e as regras de convivência no país que você escolheu para morar. Não custa lembrar: jamais tente burlar as leis ou fazer qualquer atividade ilegal no exterior.

Faça uma lista das contas que você precisa cancelar no Brasil

As contas de serviços públicos como luz e água, operadoras de telefonia e TV a cabo, bancos e outros serviços precisam ser desativados. Verifique como fazer isso e com qual antecedência.

Ufa! Chegamos ao fim da lista. Mas saiba que esse check list trata apenas do lado prático das coisas. Você terá de aprender a lidar com o lado emocional, e se preparar para a mudança sem neuras. É um novo capítulo em sua vida, portanto tente encará-lo da forma mais positiva possível!

Quer mudar de país e não sabe como? Entre em contato conosco agora mesmo! Se preferir, solicite um orçamento online preenchendo o formulário abaixo.

Quer mudar de país e não sabe como? Entre em contato conosco agora mesmo! Se preferir, solicite um orçamento preenchendo o formulário.

Sobre o autor

2beStudy

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá