Logo 2beStudy
Metas de ano novo: tire do papel o sonho de morar fora

Metas de ano novo: tire do papel o sonho de morar fora

Escrito por Admin em 27 de dezembro de 2018

Se você sonha em morar fora do país em 2019, então chegou a hora de fazer um planejamento detalhado de suas metas de ano novo! Estamos em dezembro e este é o mês mais adequado para listar todos os seus desejos – e traçar planos de ação para realizá-los. Bora lá?

  1. Trace seu objetivo: por que você quer morar fora do país?

Antes de sair por aí fazendo mil planos vagos, pergunte-se sobre seu real objetivo. Por quê, afinal de contas, você quer morar fora? Para aprender uma nova língua, fazer um curso de graduação ou aperfeiçoamento, ou buscar uma vaga no mercado de trabalho?

2. Sonho x meta

A diferença entre um sonho e uma meta é bem clara: as metas têm um prazo, uma data para serem cumpridas. O sonho é apenas um sonho, sem data certa para ser realizado. “Ah, um dia eu vou…” Isso é um sonho, e não uma meta. Então, se o seu objetivo é morar fora do país, trace sua meta: comece estipulando uma data para que isso aconteça. É aconselhável que você comece a se planejar de seis meses a um ano da data do embarque.

3. Comece a pesquisar

Saber exatamente qual o seu objetivo para realizar as suas metas é um ótimo exercício. Com ele em mente, comece a pesquisar as possibilidades de morar em outro país. Quais os melhores programas para o seu objetivo?

Há várias formas de morar fora do país: você pode estudar um idioma, cursar uma universidade ou fazer um MBA ou pós-graduação. Há ainda os programas que exigem o cumprimento de um estágio obrigatório, além das aulas na instituição.

No Canadá, por exemplo, há o programa chamado Co-op, onde você estuda e pode fazer estágio colocando em prática todo o conteúdo da sala de aula. Tem mais informações sobre esse programa AQUI.

Outra possibilidade bacana é a Alemanha. O país oferece um programa chamado Pathway, onde você estuda o idioma alemão por um período e depois pode ingressar na universidade pública – realizando o curso de graça. Esse programa pode ser realizado em Berlim ou em Hannover, e você encontra todas as informações AQUI.

4. Saiba mais sobre o seu destino

Ao escolher um país, pesquise sobre todos os fatores como: clima, moradia, custo de vida, cultura. Pense na data em que você pretende ir e veja se é realmente o melhor período para a viagem. Se você não gosta muito de frio, por exemplo, escolha destinos com clima mais agradável ou vá durante o verão.

5. Trace um planejamento financeiro

Listar o objetivo e as metas e traçar planos para executá-los é importante, mas ter aporte financeiro é tão importante quanto. Afinal, você não quer que seu sonho se torne um pesadelo, não é mesmo? Então, planeje-se com antecedência.

Tenha uma planilha financeira para anotar todos os gastos com a viagem. Ajuste seu orçamento mensal – se necessário, corte gastos. Crie uma poupança ou abra uma conta em um fundo de investimento especificamente para o seu objetivo.

6. Estude o idioma

Sim, esse é um dos detalhes mais importantes para realizar o seu sonho. Se você ainda não sabe falar o idioma do país que você escolheu, comece a estudar. Ao chegar no destino, em muitos momentos você vai ter que se virar, como no aeroporto, no primeiro dia de aula e no contato com a host family, por exemplo. Pelo menos o nível básico do idioma é importante que você domine, para não passar por apertos.

7. Cuide da documentação para a viagem

O passaporte é o documento imprescindível para uma viagem internacional, e isso você já sabe. Mas tão importante quanto o passaporte é o visto para sua permanência no país escolhido. Há vários tipos de visto e isso depende do destino e do tempo de duração do programa. Converse conosco para ter todas as informações que você precisa.

8. Organize a compra da passagem, do seguro e da hospedagem

Tópicos importantíssimos do planejamento! Procure resolver essas pendências com antecedência, para evitar dores de cabeça. A gente vai auxiliar você com tudo isso, mas pesquise bastante a respeito das melhores opções.

Uma boa acomodação, bem localizada e confortável, é fundamental para sua qualidade de vida – tal como a instituição de ensino. Por isso não caia na armadilha de só procurar locais baratos, com pouca ou nenhuma informação sobre eles em sites de busca. Tenha cautela.

9. Arrume as malas

Talvez essa seja uma das partes mais agradáveis de todo o planejamento de viagem… Afinal, se você arruma as malas, significa que todo o restante já está resolvido!! Mas é importante colocar essa etapa como parte do planejamento, pois a organização de uma mala varia de acordo com o destino, o peso, as regras de cada companhia aérea…

Fique atento a todos os detalhes na hora de fazer as malas e não esqueça de colocar itens indispensáveis para sua estadia. Agora, relaxe e… Enjoy your trip!

E aí, pronto para estabelecer ainda hoje suas metas de ano novo?

Se você quiser saber tudo sobre nossos programas de estudo no exterior, entre em contato com a gente!

Sobre o autor

Avatar

Admin

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá