Intercâmbio em Malta: tudo que você precisa saber

Intercâmbio em Malta: tudo que você precisa saber

  • Morar no ExteriorTurismo
  • 03, Fevereiro de 2018

Não há como descrever os encantos da pequena Malta, um país situado ao sul da Europa, perto da Sicília, na Itália.

Na verdade, Malta é um arquipélago formado por sete ilhas no Mar Mediterrâneo, que reserva muitas surpresas aos visitantes. É um dos lugares mais baratos para se morar na Europa e um destino considerado perfeito para quem busca agitação e ao mesmo tempo gosta de contemplar a natureza.

Apenas as três maiores ilhas são habitadas: Malta, Gozo e Comino. A capital do arquipélago é Valeta, famosa por sua arquitetura barroca. Em St. Julians, outra cidade de Malta, você encontra uma infraestrutura completa, com vida noturna agitada, restaurantes, hotéis e lojas. Mas se você prefere um ritmo mais tranquilo, não deixe de visitar Sliema – que em maltês, significa paz.

Para chegar a Malta, há duas opções: de avião, pela companhia Air Malta ou pela Ryanair; ou de ferry boat, saindo da Itália ou da Tunísia. Ou seja, não existem voos diretos do Brasil para Malta – é preciso fazer escala na Itália.

O país é famoso por suas praias e pela temperatura amena o ano inteiro. Mas nem só de sol e mar se vive em Malta: o que não faltam são opções para quem realiza um intercâmbio por lá! Com apenas 316 km2, o país tem sete mil anos de história e uma grande diversidade cultural!

Malta tem vários Patrimônios Mundiais pela Unesco: os sítios neolíticos de Malta e Gozo, com estrutura de pedras antigas, construídos entre 3600 A.C e 2.500 A.C; a cidade de Paola, com uma estrutura subterrânea que remonta do período neolítico; e a própria capital Valeta, só para citar alguns exemplos. Achou interessante? Continue aqui que a gente conta tudo sobre fazer intercâmbio no país!

Por que estudar em Malta?

Imagine estudar inglês em um lugar cercado pelo Mar Mediterrâneo, em instituições de qualidade e por um valor acessível? Pois não faltam razões para escolher Malta como destino para o seu intercâmbio. A língua oficial do país é o maltês, mas o idioma falado por todos é o inglês, pois o lugar concentra várias nacionalidades.

O sotaque da população local é bem peculiar, pois recebe influência árabe e italiana, por exemplo. Embora a mídia local seja no idioma maltês, você pode encontrar jornais gratuitos impressos na língua inglesa, além de ter acesso ao vasto acervo das bibliotecas da ilha.

O custo de vida em Malta é um atrativo para os estudantes: em comparação com outros países da Europa, Malta é um país barato para se viver! Há muitas escolas de inglês em Malta, com várias opções de programas. Você pode optar pelo tempo de estudos que desejar, mas fique atento ao visto para entrar no país.

Se o seu intercâmbio tiver a duração de até 3 meses, você não precisa de visto de estudante: brasileiros tem que tirar apenas o visto de turista. Porém, se o programa escolhido em Malta tiver uma duração maior do que 12 semanas, é necessário aplicar para o visto de estudante – que pode ser aplicado para o período de até um ano. Para períodos maiores, o processo é diferente – você precisa tirar o TRP (temporary residence permit). Lembre-se: estudantes não têm permissão para trabalhar em Malta!

Para tirar o visto de estudante, a imigração exige os seguintes documentos:

  • 2 fotos + passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Carta de aceitação da escola
  • Comprovante de acomodação
  • Comprovante de rendimentos (extrato bancário comprovando a capacidade de manter os custos no país)
  • Seguro Saúde
  • Formulário do visto – preenchido e assinado
  • Passagem de ida e volta
  • Pagamento da taxa do visto (em dinheiro)

Se você tiver um patrocinador para sua viagem (seu pai, sua mãe, ou alguém que comprove vínculo, e que seja o responsável pelos custos do seu intercâmbio), você também deve apresentar:

  • Carta informando que a pessoa em questão vai patrocinar seus estudos em Malta
  • Comprovante financeiro (extrato bancário)
  • Contato do patrocinador
  • Cópia do documento de identidade ou do passaporte do patrocinador

Malta se tornou um destino muito procurado pelos estudantes internacionais, nos últimos anos. Por ter um clima de praia, muitas vezes parecido com muitas regiões do Brasil, o país agrada não só pelas paisagens, mas pela educação de qualidade. Em Malta, você estudará em escolas de inglês reconhecidas no mundo todo.

Bem localizadas e com professores qualificados, as escolas oferecem material didático de renome. A EC, por exemplo, já foi eleita por duas vezes a melhor escola de rede do mundo. Em St. Julians, a EC oferece também uma escola específica para alunos com mais de 30 anos – a EC Malta 30+.

Durante o seu intercâmbio, a escola dará suporte para suas dúvidas sobre serviços e atividades na cidade, além de oferecer convênio com clube de praia e academia, excursões para as ilhas de Comino e Gozo, workshops gratuitos sobre carreira, e muitas outras atividades.

Atrações imperdíveis em Malta

Já decidiu que quer mesmo estudar em Malta? Anote na agenda alguns passeios incríveis para fazer no arquipélago:

Blue Lagoon

Não é à toa que a Blue Lagoon, na ilha de Comino, recebe tantos turistas. As águas azuis fazem lembrar o Caribe! Mas para chegar até lá, somente de barco. Aproveite os passeios que as escolas oferecem e vá com sua turma. Vale a pena!

Imagem: trip advisor

Popeye Village

O set de filmagem do filme Popeye, de 1980, é hoje um parque temático, e atrai turistas de todas as partes do mundo. A vila do personagem famoso fica localizada na Anchor Bay e é um passeio imperdível!

St. Peter´s Pool

Uma piscina natural de águas azuis cristalinas, perfeita para mergulho ou snorkelling. Situada na ilha de Malta, a St. Peter´s Pool Beach é apenas mais uma das opções de passeio. O local é considerado um dos preferidos da ilha pelos estudantes.

Imagem: Pinterest

E então… Gostou de conhecer um pouquinho sobre esse país encantador? Solicite um orçamento hoje mesmo pelo formulário abaixo, e estude em Malta ainda em 2018!

 

Tags:
destinosdestinos exóticosestudar inglêseuropamaltaverão
2beStudy
sobre o autor

2beStudy

Fundada em 2003, a 2be Study Group vem crescendo no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo o intercâmbio ideal em todas as fases da sua vida.

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá