Logo 2beStudy
5 coisas sobre morar fora que você não sabe: expectativa x realidade

5 coisas sobre morar fora que você não sabe: expectativa x realidade

Escrito por Admin em 27 de dezembro de 2018

Muita gente pensa que morar fora do país significa um eterno city tour ou um estado permanente de viagem e diversão, né? O que muitos não sabem é que nem tudo que acontece de verdade é postado no Instagram. Calma, espera aí… morar fora é uma experiência maravilhosa, e não estamos dizendo o contrário! Mas é importante saber que nem sempre atingimos aquelas altas expectativas que temos, ou que os outros têm.

Se você está lendo esse artigo, é provável que muito em breve vai morar fora do país ou tem o sonho de fazer isso. Então, acompanhe algumas observações e reflexões sobre essa aventura incrível e cheia de desafios. São cinco coisas sobre morar fora que você não sabe: expectativa x realidade. Bora lá?

Expectativa: “terei muitos amigos”

Nas primeiras semanas (ou meses) você vai conhecer muitos colegas na escola ou na universidade, com certeza. Trocarão contatos e conversarão todos os dias sobre seus países de origem. Você ganhará vários novos seguidores nas redes sociais, e terá vários amigos para sair à noite.

Realidade: amigos de verdade serão poucos

A verdade é que, passada a empolgação inicial com novas amizades e contatos de várias partes do mundo, você poderá estar sozinho a maior parte do tempo. Mesmo rodeado de pessoas. Sempre haverão momentos em que você precisa desabafar ou contar com alguma ajuda. E, nessas horas, é mais provável que sobrem poucos amigos. Em geral, do mesmo país que você.

Expectativa: “vou trabalhar em minha área rapidamente”

Você tem o ensino médio completo e faz faculdade no Brasil, então é provável que encontrará um emprego em sua área de atuação. Simplesmente tendo um bom currículo e muita vontade de trabalhar, os empregadores vão acreditar rapidamente em seu potencial.

Realidade: você poderá fazer muitas coisas antes de encontrar emprego em sua área

A verdade é que você não poderá escolher muito durante seus primeiros meses morando fora. Qualquer oferta de emprego será válida, mesmo sendo em uma função que você jamais exerceria no Brasil.

Um bom currículo e apenas força de vontade nem sempre garantem boas colocações no mercado de trabalho. No início, ainda podem haver problemas com a língua. Lembre-se que, quanto melhor o seu nível do idioma, melhores as oportunidades. Mas siga firme e acredite: uma hora você consegue!

Expectativa: “tudo que eu falar será entendido perfeitamente”

Você acha que fala o novo idioma sem sotaque e tudo o que diz é interpretado com clareza.

Realidade: nem todo mundo entenderá o que você diz

As dificuldades com a língua vão aparecer em vários momentos e situações. Muitas vezes, você deseja se expressar de uma maneira, mas será compreendido de outra. E tudo bem. Faz parte do aprendizado os deslizes com o idioma. Aceite e esteja sempre pronto para aprender e melhorar.

Expectativa: “todo mundo entende e ri das minhas piadas”

Em outro país, você poderá contar as mesmas piadinhas que todos acham graça no Brasil.

Realidade: seu senso de humor poderá não ser apreciado em outro país

Em alguns países, você poderá não ser tão engraçado como é no Brasil. Nem sempre suas piadas terão o mesmo efeito no exterior, e muitas vezes podem ser confundidas com ofensas graves. Além disso, a tradução literal de algumas piadas não soa engraçada em outros idiomas. Tenha cuidado com isso ou poderá ser mal interpretado.

E você, tem mais alguma coisa a acrescentar à nossa lista?

Se você quer conhecer nossos programas de estudo e trabalho no exterior, entre em contato agora mesmo. Ou solicite um orçamento online preenchendo o formulário abaixo.

Sobre o autor

Avatar

Admin

Nenhuma resposta para esse artigo ainda

Deixe uma resposta

Compartilhe esse post:
Copiar link

Faça agora um orçamento online para seu intercâmbio

Em menos de 2 minutos você envia as informações e entraremos em contato muito breve! Faça seu intercâmbio agora!

Vamos lá